quinta-feira, 21 de julho de 2016

Coceira vaginal? Saiba como se livrar dessa

Não é irritante estar em lugar público e querer dar aquela coçadinha na região vaginal e não poder por vergonha? E então quando se trata da mulher está com uma intensa coceira nessa região? Especialistas afirmam que não é normal sentir essa sensação com frequência, e que a mulher deve está atenta e perceber se há algo de errado com o órgão genital.

A irritação na área vaginal pode acontecer por vários fatores, dos mais simples, como falta de higiene, calças muito justas ou uso excessivo de antibióticos, mas também pode ser um alerta para problemas maiores e que merecem uma preocupação redobrada, como é o caso de da doença candidíase vaginal.

Para suavizar o dia, diminuindo as coceiras na região pélvica, existem tratamentos com remédios naturais que podem ser feitos sem sair de casa. A exemplo de banho de assento ou com chás e lavagens com vinagre e água morna.
Foto: Internet

O que é a candidíase vaginal?

O fungo responsável pela candidíase é o denominado candida albicans. A doença pode se desenvolver não só em mulheres, mas também em homens e até em bebês. O aparecimento do problema se dá tanto na região pubiana como na boca, chamada de candidíase oral, como também nos olhos, a candidíase ocular.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fungo não é um parasita estranho ao corpo humano, pois já faz parte da flora intestinal, mas a multiplicação desordenada deste grupo se torna no que chamamos de candidíase. Os fungos se multiplicam mais rápido através de uma dieta alta em açúcar e o uso excessivo de antibióticos.

Sintomas da candidíase

Para obter um diagnóstico se está ou não com candidíase, a mulher deve observar atentamente o próprio corpo. A coceira não é só na região externa da vagina, como também na interna. Para se caracterizar como tal doença, os sintomas precisam vir acompanhados de um corrimento branco, que pode aparecer com ou sem odor, além de um incômodo ao urinar.

Como tratar as coceiras?

Se a mulher quer acabar com a coceira na região vaginal, de início deve-se vestir roupas íntimas de algodão, além de manter uma boa higiene na área pubiana, lavando as regiões com sabonetes próprios para o uso, evitar calças justas e o abuso de doces e frituras.

Remédios Caseiros

De fato, para se ter um diagnóstico preciso se a mulher realmente está com candidíase, deve-se procurar um especialista. Entretanto, é possível agilizar o tratamento fazendo uso de alguns remédios preparados em casa, como os banhos de assento e chás.

Banho de assento

Preparo

Se você deseja aliviar a coceira, mesmo que temporariamente, o banho de assento é ideal. Para isso, você deve levar ao fogo um recipiente médio com água e, ao esquentar, misture-a dentro de uma bacia grande com água de temperatura normal. Estando a água morna, sente-se na bacia, de modo a cobrir toda a região pélvica com o líquido. Após esse procedimento, lave a vagina com sabonete íntimo e água morna.

Mix de chás

Ingredientes

375 ml de água

Duas colheres de chá de tomilho seco

Uma colher de chá de alecrim seco

Uma colher de chá de sálvia seca

Preparo

Leve ao fogo a água em um recipiente, espere ferver e depois adicione as ervas. Tampe a solução e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, coe o chá e lave a região pélvica duas vezes ao dia.

Chá e assento de uva-ursina

A erva uva-ursina é também um ótimo remédio para aliviar as coceiras na região vaginal. Diferente do mix de chás, esse você deve ingerir e, se preferir, fazer um assento. Esta planta possui propriedades medicinais antimicrobianas, capazes de diminuir a proliferação de bactérias nessa região.

Ingredientes do chá

Uma xícara de água fervente
Duas colheres de chá de folhas secas de uva-ursinha

Preparo

Ferva a água e depois adicione a erva. Após deixar em repouso por 10 minutos, você deve ingerir a mesma de três a quatro vezes por dia.

Ingredientes do assento de uva-ursina

Quatro colheres de chá de folhas secas de uva-ursina
Um litro de água

Preparo

Leve os ingredientes ao fogo e, depois de morno e coado, coloque em uma bacia e fique sentada na solução por cerca de 20 minutos.
O uso do vinagre

Dentre outras formas de amenizar a coceira vaginal, lavar a região com água morna e vinagre é uma das opções mais indicadas, pois este último ajuda a regularizar o pH vaginal e diminuir o desenvolvimento descontrolado de fungos.

Para obter êxito, misture quatro colheres de sopa de vinagre branco em 500 ml de água morna. Use uma bacia grande para pôr o líquido, sentar e ficar 20 minutos com a região vaginal submersa. O ideal é fazer o assento de duas a três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário