terça-feira, 19 de julho de 2016

Fruta que auxilia na beleza

Benefícios, usos, efeitos e propriedades medicinais do abacate (abacateiro) – Persea americana, planta medicinal também conhecida como avocato.


O abacate (Persea spp.) é o fruto do abacateiro, sendo também conhecido como abacado, loiro-abacate, louro-abacate, pera-abacate, aguacate (espanhol), avocado e ashue (inglês), avocat (francês) e avvocato (italiano). Inclui os sinônimos botânicos Persea americana, Laurus persea, Persea drymifolia, Persea floccosa, Persea gigantea, Persea gratissima, dentre outros. Pertence a família Lauraceae.

As partes medicinais do abacate são a casca, frutas, folhas e sementes. O abacateiro possui propriedades digestivas, emenagogas, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, peitorais, estomacais, anti-helmínticas, anti-periódicas e antidiarreicas. A sua celulose tem propriedades afrodisíacas e emenagogas. Em diferentes partes do mundo, é indicado para a tratar anemia, cansaço, colesterol alto, hipertensão, gastrite e úlceras duodenais.

As folhas do abacateiro foram relatadas como antitussígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias. A polpa do abacate é utilizada para promover a menstruação e acelerar a supuração de feridas. A decocção de sementes pulverizadas é usada como gargarejos para dor de dente, também, uma parte da semente colocada na cavidade do dente para aliviar a dor.

O fruto do abacateiro é uma boa fonte de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, C E, potássio (mais do que as bananas) e fibra, além de ser uma discreta fonte de ferro, contudo, é pobre em cálcio. A sua fruta tem alto valor energético e o seu conteúdo mineral é considerado maior do que em qualquer outra fruta fresca. Por ser um fruto altamente calórico e gorduroso, o abacate não é indicado para pessoas que fazem regime para emagrecer ou manter o peso.


O seu fruto (abacate) possui um óleo rico em proteínas. As suas folhas tem um óleo volátil com metil-chavicol, dd-pineno e parafina, além de serem ricas em isoramnetina, luteolina, rutina, quercetina e apigenina. A sua semente tem saponinas, flavonoides, taninos e alcaloides. Estudos apontam que o extrato da folha tem propriedades anticonvulsivas, além de ser redutor da glicose.

Contraindicações e efeitos colaterais do abacate
O consumo em excesso pode aumentar níveis de colesterol em alguns casos

História e curiosidades

O abacateiro é uma árvore de tamanho médio que pode atingir de 10 a 25 metros de altura. Suas folhas são alternadas, coriáceas, oblongas a ovais ou obovadas (formato semelhante a um ovo), com cerca de 20 centímetros de comprimento. As flores são pequenas e amarelas. Possui 12 estamos, em grupos de três em quatro voltas. O abacate é uma fruta é grande, carnuda, alongada, de vários tamanhos e formas, que muitas vezes se assemelha a uma pera, de 8 a 18 centímetros de comprimento, alguns pesando até dois quilos. São macios e comestíveis, com sabor, cor de noz, variando de verde-amarelo ao roxo.

O abacateiro é nativo da America Central e México. Foi introduzido na America Tropical antes do século XVI. Atualmente é uma árvore extensivamente cultivada nas Filipinas por seu fruto comestível. É cultivado a partir de sementes, mas podem ser propagadas por brotamento ou enxertia. A Persea spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário