A hortelã é uma planta famosa, pois serve de ingrediente para balas, cremes dentais, enxaguantes bucais etc. Essa utilização ocorre pelo fato dela possuir propriedades adstringentes e bactericidas, que tanto ajudam a melhorar o frescor da boca, quanto atuam no melhor funcionamento do sistema digestivo. A planta de nome científicomentha sativa, é constituída de óleo essencial, matérias resinosas, tanino e pépticas. Além disso, tornou-se uma excelente fonte de cura para diversos males.
Indicada para tratar doenças que afetam o aparelho digestivo, bem como dores intestinais, a hortelã atua como estimulante, calmante e no controle de palpitações. Isso sem contar sua ação de combate a vômitos, cólicas uterinas, tremores nervoso e de seu trabalho nos brônquios, destinado a facilitar a expectoração. Entretanto, a maior ação dessa planta é na luta contra as verminoses.
Benefícios do hortelã
- Acaba com os problemas das verminoses.
- Elimina os gases;
- Diminui os sintomas das náuseas;
- Descongestiona as vias aéreas;
- Combate as dores provocadas pela cicatrização;
- Cálculos biliares podem levar pacientes a realizar cirurgias. Mas a atuação da hortelã reduz o surgimento desse problema;
- Consegue atenuar as dores de cabeça;
foto ilustrativa
Afinal, o que são verminoses?
Recebem o nome verminoses, todas as doenças provocadas por algum tipo de parasita que se hospeda no interior do corpo humano e acarreta uma infecção intestinal. São também chamadas de doenças parasitárias, tendo em vista que causam interferências nas funções orgânicas, geradas por diferentes parasitas, como os vermes ou amebas.
Para acabar com as verminoses a receita é simples, fácil e barata. Usando folhas de hortelã em infusão com água pura é possível eliminar de vez com esse problema que ainda é muito comum nas pessoas. O mais indicado nesse método é usar folhas lisas, sem nenhum pelo e com o cachinho roxo. Com a metade do maço da planta é possível preparar duas xícaras de chá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário